Como funciona uma escritura de imóvel em Presidente Prudente?

01/11/2024
240 visualizações
Dicas

Uma escritura de imóvel é essencial para assegurar a legalidade e a segurança das transações no processo de compra e venda do imóvel. Ela também é importante para:

  1. Segurança jurídica;
  2. Comprovação de propriedade;
  3. Facilidade em questões legais;
  4. Regularização do imóvel;
  5. Facilidade em transações futuras;
  6. Aumento do valor do imóvel.

A Imobiliária Rio Branco está à disposição para em todas as etapas desse processo, garantindo a legalidade da sua negociação.

Passo a passo para obter a escritura de imóvel 

O 1° passo é reunir a documentação necessária, para evitar contratempos.

O 2° passo é entregar a documentação em um cartório de notas da cidade onde mora ou vai se mudar, em Presidente Prudente existem o Primeiro Cartório de Notas Presidente Prudente; 2° Tabelião de Notas e Protesto; 3° Tabelião de Notas e Protesto, entre outras opções de cartórios.

O 3° passo é a lavratura da escritura, onde as duas partes assinam o documento.

O 4° passo é o registro no cartório de registro de imóveis correspondente, apresentando a lavratura e pagando as taxas necessárias.

O 5° passo é solicitar a certidão de registro de imóveis, para comprovar a transferência de propriedade.

E o 6° e último passo é conferir a regularidade da escritura.

Documentação necessária para a escritura de imóvel

A documentação para a lavratura pode variar de acordo com o cartório de notas, por isso, sempre é necessário entrar em contato com o cartório para confirmar as exigências necessárias.

Porém, em sua maioria incluem: Documentos pessoais (CPF, RG, comprovante de estado civil).

Documentação do imóvel (escritura anterior, matrícula do imóvel, Certidão de Ônus Reais).

Em alguns casos pode ser pedido Certidão Negativa e Laudo de Avaliação. 

Se o imóvel for uma locação, pode ser necessário apresentar documentos como comprovante de renda e referências pessoais. E se uma das partes estiver representada por um procurador, é preciso uma procuração específica, com firma reconhecida.

Quais são as taxas e despesas envolvidas no registro da escritura?

  • Taxa de lavratura da escritura;
  • Taxa de registro de imóveis;
  • Custos para obter certidões negativas de débitos, certidão de ônus reais e matrícula do imóvel;
  • Taxa para reconhecer a firma das assinaturas na escritura, caso necessário.

Todos esses valores podem variar de acordo com o Estado e com o valor do imóvel.

O papel do cartório na formalização da escritura de imóvel

O cartório garante a legalidade e a segurança no processo de formalização da escritura de imóvel.

Seus principais processos são:

  • Lavratura da escritura;
  • Verificação da documentação imobiliária;

  • Autenticação e reconhecimento de firmas;

  • Orientação jurídica;

  • Registro da escritura;

  • Segurança e autenticidade;

  • Emissão de certidões.

Dicas da Imobiliária Rio Branco para facilitar o processo de escritura

O processo da escritura de imóvel pode ser facilitado, evitando erros:

  • Reúna todos os documentos com antecedência;
  • Confirme que o imóvel está regularizado, sem ônus ou pendências;
  • Conte com a Imobiliária Rio Branco para receber a orientação certa;
  • Escolha um cartório de notas de confiança, verificando avaliações, horários e agendamentos;
  • Se informe sobre as taxas e outras despesas envolvidas;
  • Guarde as cópias de todos os documentos relacionados à escritura.

Gostou das dicas da Imobiliária Rio Branco? Nossos imóveis estão disponíveis para venda e no mercado de locação em diversos bairros de Presidente Prudente, oferecendo qualidade e transparência! 

COMPARTILHE NAS REDES

Deixe seu comentário

Comentários

Usuario 02

Descrição lorem ipsum do advogado 01 lorem lorem ipsum

Leia também