Como funciona uma escritura de imóvel em Presidente Prudente?
Uma escritura de imóvel é essencial para assegurar a legalidade e a segurança das transações no processo de compra e venda do imóvel. Ela também é importante para:
- Segurança jurídica;
- Comprovação de propriedade;
- Facilidade em questões legais;
- Regularização do imóvel;
- Facilidade em transações futuras;
- Aumento do valor do imóvel.
A Imobiliária Rio Branco está à disposição para em todas as etapas desse processo, garantindo a legalidade da sua negociação.
Passo a passo para obter a escritura de imóvel
O 1° passo é reunir a documentação necessária, para evitar contratempos.
O 2° passo é entregar a documentação em um cartório de notas da cidade onde mora ou vai se mudar, em Presidente Prudente existem o Primeiro Cartório de Notas Presidente Prudente; 2° Tabelião de Notas e Protesto; 3° Tabelião de Notas e Protesto, entre outras opções de cartórios.
O 3° passo é a lavratura da escritura, onde as duas partes assinam o documento.
O 4° passo é o registro no cartório de registro de imóveis correspondente, apresentando a lavratura e pagando as taxas necessárias.
O 5° passo é solicitar a certidão de registro de imóveis, para comprovar a transferência de propriedade.
E o 6° e último passo é conferir a regularidade da escritura.
Documentação necessária para a escritura de imóvel
A documentação para a lavratura pode variar de acordo com o cartório de notas, por isso, sempre é necessário entrar em contato com o cartório para confirmar as exigências necessárias.
Porém, em sua maioria incluem: Documentos pessoais (CPF, RG, comprovante de estado civil).
Documentação do imóvel (escritura anterior, matrícula do imóvel, Certidão de Ônus Reais).
Em alguns casos pode ser pedido Certidão Negativa e Laudo de Avaliação.
Se o imóvel for uma locação, pode ser necessário apresentar documentos como comprovante de renda e referências pessoais. E se uma das partes estiver representada por um procurador, é preciso uma procuração específica, com firma reconhecida.
Quais são as taxas e despesas envolvidas no registro da escritura?
- Taxa de lavratura da escritura;
- Taxa de registro de imóveis;
- Custos para obter certidões negativas de débitos, certidão de ônus reais e matrícula do imóvel;
- Taxa para reconhecer a firma das assinaturas na escritura, caso necessário.
Todos esses valores podem variar de acordo com o Estado e com o valor do imóvel.
O papel do cartório na formalização da escritura de imóvel
O cartório garante a legalidade e a segurança no processo de formalização da escritura de imóvel.
Seus principais processos são:
- Lavratura da escritura;
-
Verificação da documentação imobiliária;
-
Autenticação e reconhecimento de firmas;
-
Orientação jurídica;
-
Registro da escritura;
-
Segurança e autenticidade;
-
Emissão de certidões.
Dicas da Imobiliária Rio Branco para facilitar o processo de escritura
O processo da escritura de imóvel pode ser facilitado, evitando erros:
- Reúna todos os documentos com antecedência;
- Confirme que o imóvel está regularizado, sem ônus ou pendências;
- Conte com a Imobiliária Rio Branco para receber a orientação certa;
- Escolha um cartório de notas de confiança, verificando avaliações, horários e agendamentos;
- Se informe sobre as taxas e outras despesas envolvidas;
- Guarde as cópias de todos os documentos relacionados à escritura.
Gostou das dicas da Imobiliária Rio Branco? Nossos imóveis estão disponíveis para venda e no mercado de locação em diversos bairros de Presidente Prudente, oferecendo qualidade e transparência!
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