Quero comprar meu primeiro imóvel: O que eu preciso saber?

Conquistar o primeiro imóvel é com certeza um dos maiores sonhos da vida de uma pessoa. Seja para morar sozinho e conquistar a tão sonhada liberdade, para investir ou para dar um passo importante na vida a dois. Independente do motivo, ter um lugar para chamar de seu é o objetivo da maioria das pessoas. Mas é necessário ter muita cautela nesse momento tão importante e decisivo, para que a compra do imóvel seja de fato um bom negócio.

Entenda como funciona a compra de um imóvel

Dicas para comprar o seu primeiro imóvel

Para um bom começo é importante que você faça um planejamento, conheça quais são os tipos de financiamento para imóveis, de acordo com a sua renda. Busque informações, faça muitas pesquisas, procure saber como funcionam as transações, pesquise em sites confiáveis e converse com amigos e familiares que já efetuaram a compra de um imóvel. Tudo isso pode te ajudar a evitar surpresas desagradáveis. 

Pesquise e estude as formas de pagamento

Pesquise antes de comprar o primeiro imóvel

Conheça as diversas formas de pagamentos e faça simulações.Existem diversas modalidades de pagamento que podem ser aproveitadas por quem deseja conquistar a casa própria. Saiba quais são as principais opções para escolher a alternativa que melhor se encaixa ao seu orçamento e objetivos. 

Uma das opções mais conhecidas é o financiamento imobiliário. Nesse caso, uma instituição financeira empresta parte do valor total da propriedade e permite que o comprador devolva a quantia de forma parcelada. Entretanto, as parcelas têm juros e é necessário ter muita atenção para que o empréstimo não sufoque as suas economias. 

Outra opção que vem crescendo são os consórcios imobiliários, onde as parcelas não são muito altas, por serem livres de juros e impostos, é cobrada somente uma taxa administrativa.  Porém, é preciso encontrar uma empresa confiável e ter muita paciência para esperar ser contemplado, o que pode levar anos.

Defina suas prioridades

Para escolher a casa dos sonhos é preciso ter em mente as características que você espera encontrar no imóvel perfeito. Com tantas opções, o seu estilo de vida pode ser determinante na hora de escolher o lugar ideal. 

Observe e analise quais são os critérios, necessidades e prioridades para você ou sua família. Faça a seguinte pergunta: O que um imóvel precisa ter para que eu tenha qualidade de vida? Assim, ficará mais fácil listar o que é mais importante e decidir. 

Analise bem os detalhes do imóvel

Se atente aos detalhes do lugar, se ele for usado, é muito importante prestar atenção em todo o acabamento e, também se existe algum vazamento, por exemplo.Se o imóvel for novo, prestar atenção no tipo de material utilizado também é fundamental. Nesse momento, muitas pessoas levam um profissional, como um engenheiro ou arquiteto, para analisar o local. Com isso, é possível ter certeza de que nenhum item será esquecido. 

Se planeje financeiramente e evite surpresas

Como e quando comprar o seu primeiro imóvel

Faça um bom planejamento financeiro para comprar o tão sonhado lar. Seja qual for a modalidade de pagamento escolhida, é fato que será necessário pagar taxas para adquirir o imóvel. Também é essencial guardar dinheiro para as possíveis despesas. Entre elas, a compra de móveis, eletrodomésticos e os gastos com a mudança.  Saber o quanto ganha e o quanto gasta , é fundamental para saber o quanto investir, sem se prejudicar.  Ao ter o controle do orçamento, fica mais viável cortar ou diminuir gastos desnecessários e, consequentemente, passar a ter uma reserva de emergência.

Conheça o imóvel pessoalmente

Dicas para investir em imóvel

Depois de tudo isso, visite o imóvel presencialmente quantas vezes forem necessárias. Conheça o bairro,  região e os vizinhos. Tudo isso é fundamental para encontrar o lugar perfeito. Procure conhecer a localização, se existem mercados, farmácias e o que for importante para você ter por perto. Pesquise também sobre a segurança do seu futuro endereço.

Verifique a situação do imóvel

Dicas para compra um imóvel

Verifique se o imóvel está regularizado, se tem dívidas e se está com todos os documentos certos. Antes de comprar o primeiro imóvel, é muito importante fazer uma pesquisa para saber se o empreendimento está dentro das leis. Para isso, vale muito a pena consultar uma imobiliária ou um advogado, que fará uma boa análise da propriedade.

Fique atento ao contrato

Leia com atenção o contrato para evitar problemas. Se for preciso leve a um profissional de confiança ou advogado para que não reste nenhuma dúvida. 

Escolha uma boa imobiliária para te ajudar na busca

Uma imobiliária é essencial para tornar o processo de compra mais tranquilo e seguro. Lá você terá acesso aos melhores imóveis do mercado, além de toda a experiência de um corretor que é especialista no assunto.  O profissional especializado poderá tirar todas as suas dúvidas sobre como comprar um imóvel e ainda irá te auxiliar com a documentação necessária para a aquisição, garantindo que você realizará um bom negócio e sem maiores preocupações. Escolha uma imobiliária de confiança e conte com a ajuda dela para encontrar o lar perfeito para você e sua família. Por isso, se você está à procura do lar perfeito, na Imobiliária Rio Branco você encontra as melhores opções para fazer desse sonho realidade.

17.12.2020

Postado em Compra e venda

Nenhum Comentário

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *