Quero comprar meu primeiro imóvel: O que eu preciso saber?

17/12/2020
2768 visualizações
Compra e venda

Conquistar o primeiro imóvel é com certeza um dos maiores sonhos da vida de uma pessoa. Seja para morar sozinho e conquistar a tão sonhada liberdade, para investir ou para dar um passo importante na vida a dois. Independente do motivo, ter um lugar para chamar de seu é o objetivo da maioria das pessoas. Mas é necessário ter muita cautela nesse momento tão importante e decisivo, para que a compra do imóvel seja de fato um bom negócio.

Entenda como funciona a compra de um imóvel

Dicas para comprar o seu primeiro imóvel

Para um bom começo é importante que você faça um planejamento, conheça quais são os tipos de financiamento para imóveis, de acordo com a sua renda. Busque informações, faça muitas pesquisas, procure saber como funcionam as transações, pesquise em sites confiáveis e converse com amigos e familiares que já efetuaram a compra de um imóvel. Tudo isso pode te ajudar a evitar surpresas desagradáveis. 

Pesquise e estude as formas de pagamento

Pesquise antes de comprar o primeiro imóvel

Conheça as diversas formas de pagamentos e faça simulações.Existem diversas modalidades de pagamento que podem ser aproveitadas por quem deseja conquistar a casa própria. Saiba quais são as principais opções para escolher a alternativa que melhor se encaixa ao seu orçamento e objetivos. 

Uma das opções mais conhecidas é o financiamento imobiliário. Nesse caso, uma instituição financeira empresta parte do valor total da propriedade e permite que o comprador devolva a quantia de forma parcelada. Entretanto, as parcelas têm juros e é necessário ter muita atenção para que o empréstimo não sufoque as suas economias. 

Outra opção que vem crescendo são os consórcios imobiliários, onde as parcelas não são muito altas, por serem livres de juros e impostos, é cobrada somente uma taxa administrativa.  Porém, é preciso encontrar uma empresa confiável e ter muita paciência para esperar ser contemplado, o que pode levar anos.

Defina suas prioridades

Para escolher a casa dos sonhos é preciso ter em mente as características que você espera encontrar no imóvel perfeito. Com tantas opções, o seu estilo de vida pode ser determinante na hora de escolher o lugar ideal. 

Observe e analise quais são os critérios, necessidades e prioridades para você ou sua família. Faça a seguinte pergunta: O que um imóvel precisa ter para que eu tenha qualidade de vida? Assim, ficará mais fácil listar o que é mais importante e decidir. 

Analise bem os detalhes do imóvel

Se atente aos detalhes do lugar, se ele for usado, é muito importante prestar atenção em todo o acabamento e, também se existe algum vazamento, por exemplo.Se o imóvel for novo, prestar atenção no tipo de material utilizado também é fundamental. Nesse momento, muitas pessoas levam um profissional, como um engenheiro ou arquiteto, para analisar o local. Com isso, é possível ter certeza de que nenhum item será esquecido. 

Se planeje financeiramente e evite surpresas

Como e quando comprar o seu primeiro imóvel

Faça um bom planejamento financeiro para comprar o tão sonhado lar. Seja qual for a modalidade de pagamento escolhida, é fato que será necessário pagar taxas para adquirir o imóvel. Também é essencial guardar dinheiro para as possíveis despesas. Entre elas, a compra de móveis, eletrodomésticos e os gastos com a mudança.  Saber o quanto ganha e o quanto gasta , é fundamental para saber o quanto investir, sem se prejudicar.  Ao ter o controle do orçamento, fica mais viável cortar ou diminuir gastos desnecessários e, consequentemente, passar a ter uma reserva de emergência.

Conheça o imóvel pessoalmente

Dicas para investir em imóvel

Depois de tudo isso, visite o imóvel presencialmente quantas vezes forem necessárias. Conheça o bairro,  região e os vizinhos. Tudo isso é fundamental para encontrar o lugar perfeito. Procure conhecer a localização, se existem mercados, farmácias e o que for importante para você ter por perto. Pesquise também sobre a segurança do seu futuro endereço.

Verifique a situação do imóvel

Dicas para compra um imóvel

Verifique se o imóvel está regularizado, se tem dívidas e se está com todos os documentos certos. Antes de comprar o primeiro imóvel, é muito importante fazer uma pesquisa para saber se o empreendimento está dentro das leis. Para isso, vale muito a pena consultar uma imobiliária ou um advogado, que fará uma boa análise da propriedade.

Fique atento ao contrato

Leia com atenção o contrato para evitar problemas. Se for preciso leve a um profissional de confiança ou advogado para que não reste nenhuma dúvida. 

Escolha uma boa imobiliária para te ajudar na busca

Uma imobiliária é essencial para tornar o processo de compra mais tranquilo e seguro. Lá você terá acesso aos melhores imóveis do mercado, além de toda a experiência de um corretor que é especialista no assunto.  O profissional especializado poderá tirar todas as suas dúvidas sobre como comprar um imóvel e ainda irá te auxiliar com a documentação necessária para a aquisição, garantindo que você realizará um bom negócio e sem maiores preocupações. Escolha uma imobiliária de confiança e conte com a ajuda dela para encontrar o lar perfeito para você e sua família. Por isso, se você está à procura do lar perfeito, na Imobiliária Rio Branco você encontra as melhores opções para fazer desse sonho realidade.

COMPARTILHE NAS REDES

Deixe seu comentário

Comentários

Usuario 02

Descrição lorem ipsum do advogado 01 lorem lorem ipsum

Leia também