Como funciona a locação com caução?

02/06/2021
3602 visualizações
Dicas

Se você já alugou algum imóvel ou conhece um pouco sobre locação, já deve ter ouvido falar do sistema de caução. Mas o que de fato é o caução, para o que serve e quais seus benefícios? A Imobiliária Rio Branco trouxe alguns pontos importantes sobre essa modalidade:

O que é o caução?

O caução é uma das modalidades utilizadas na negociação de uma locação. Serve como uma garantia para o proprietário do imóvel, como cobrir atrasos do inquilino no pagamento ou eventuais danos ao imóvel. Pela lei 8.245/1991, o próprio proprietário escolhe o método de garantia para aquela locação, podendo ser ela com caução, fiador, seguro fiança etc .

O caução pode ser negociado, seja ele através de um pagamento à vista de até 3 meses do aluguel, móveis, como carros e motocicletas, ou até mesmo imóveis, como casa ou apartamento.

Como funciona?

Quando o proprietário define a modalidade de garantia para sua locação, é importante que, ao negociar com um novo inquilino avalie a folha de pagamento do mesmo, pois o valor total do aluguel deve corresponder a 30% da renda familiar. Essa avaliação também serve como uma garantia antes de fechar contrato.

Quando o contrato é fechado, é recomendado depositar o dinheiro do caução em uma conta conjunta no nome do proprietário e do locador. Assim, toda e qualquer movimentação na conta deve ser comunicada oficialmente, pois, se o proprietário depositar o valor em sua conta pessoal, e por eventualidade contrair dívidas, poderá utilizar esse dinheiro sem perceber, por isso, uma conta conjunta é mais segura. 

Ao final da locação, se todas as cláusulas e condições do contrato forem cumpridas, todo o dinheiro na conta será revertido ao locador, incluindo seus rendimentos.

O proprietário do imóvel só poderá usar o dinheiro do caução caso o locador atrase aluguéis, para cobrir danos à propriedade ou reformas necessárias. Por isso, antes de fechar o contrato e ao finalizá-lo, é necessário uma vistoria do imóvel, pois assim será possível avaliar se ocorreram danos à propriedade e qual seria o valor utilizado do caução para cobrir esse dano.

Quais os benefícios da caução?

O caução é um método muito beneficente para uma família com um bom controle financeiro. Além disso, ao final do contrato do imóvel, o inquilino pode recuperar o dinheiro do caução, caso o imóvel esteja nas condições esperadas e não tenha acontecido nenhum atraso nos pagamentos.

Alguns locadores preferem o método de fiador por ser mais barato, entretanto é um método mais difícil e burocrático. Outros optam pelo seguro fiança de corretoras de seguro, que custa em torno de 1 aluguel e meio. A grande vantagem do caução é que ao final do aluguel, você poderá recuperar todo o dinheiro, incluindo seus rendimentos.

Se você possuir uma boa estabilidade e controle financeiro, o caução será uma boa escolha ao alugar um imóvel.

Em busca da realização de um sono

Na Imobiliária Rio Branco trabalhamos para tirar todas as suas dúvidas e encontrar o melhor imóvel para suas necessidades! Entre em contato conosco e saiba mais sobre onde começar para alugar sua casa dos sonhos.

COMPARTILHE NAS REDES

Deixe seu comentário

Comentários

Usuario 02

Descrição lorem ipsum do advogado 01 lorem lorem ipsum

Leia também