Como funciona a locação com caução?

Se você já alugou algum imóvel ou conhece um pouco sobre locação, já deve ter ouvido falar do sistema de caução. Mas o que de fato é o caução, para o que serve e quais seus benefícios? A Imobiliária Rio Branco trouxe alguns pontos importantes sobre essa modalidade:

O que é o caução?

O caução é uma das modalidades utilizadas na negociação de uma locação. Serve como uma garantia para o proprietário do imóvel, como cobrir atrasos do inquilino no pagamento ou eventuais danos ao imóvel. Pela lei 8.245/1991, o próprio proprietário escolhe o método de garantia para aquela locação, podendo ser ela com caução, fiador, seguro fiança etc .

O caução pode ser negociado, seja ele através de um pagamento à vista de até 3 meses do aluguel, móveis, como carros e motocicletas, ou até mesmo imóveis, como casa ou apartamento.

Como funciona?

Quando o proprietário define a modalidade de garantia para sua locação, é importante que, ao negociar com um novo inquilino avalie a folha de pagamento do mesmo, pois o valor total do aluguel deve corresponder a 30% da renda familiar. Essa avaliação também serve como uma garantia antes de fechar contrato.

Quando o contrato é fechado, é recomendado depositar o dinheiro do caução em uma conta conjunta no nome do proprietário e do locador. Assim, toda e qualquer movimentação na conta deve ser comunicada oficialmente, pois, se o proprietário depositar o valor em sua conta pessoal, e por eventualidade contrair dívidas, poderá utilizar esse dinheiro sem perceber, por isso, uma conta conjunta é mais segura. 

Ao final da locação, se todas as cláusulas e condições do contrato forem cumpridas, todo o dinheiro na conta será revertido ao locador, incluindo seus rendimentos.

O proprietário do imóvel só poderá usar o dinheiro do caução caso o locador atrase aluguéis, para cobrir danos à propriedade ou reformas necessárias. Por isso, antes de fechar o contrato e ao finalizá-lo, é necessário uma vistoria do imóvel, pois assim será possível avaliar se ocorreram danos à propriedade e qual seria o valor utilizado do caução para cobrir esse dano.

Quais os benefícios da caução?

O caução é um método muito beneficente para uma família com um bom controle financeiro. Além disso, ao final do contrato do imóvel, o inquilino pode recuperar o dinheiro do caução, caso o imóvel esteja nas condições esperadas e não tenha acontecido nenhum atraso nos pagamentos.

Alguns locadores preferem o método de fiador por ser mais barato, entretanto é um método mais difícil e burocrático. Outros optam pelo seguro fiança de corretoras de seguro, que custa em torno de 1 aluguel e meio. A grande vantagem do caução é que ao final do aluguel, você poderá recuperar todo o dinheiro, incluindo seus rendimentos.

Se você possuir uma boa estabilidade e controle financeiro, o caução será uma boa escolha ao alugar um imóvel.

Em busca da realização de um sono

Na Imobiliária Rio Branco trabalhamos para tirar todas as suas dúvidas e encontrar o melhor imóvel para suas necessidades! Entre em contato conosco e saiba mais sobre onde começar para alugar sua casa dos sonhos.

02.06.2021

Postado em Dicas

Nenhum Comentário

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *