Dicas para morar sozinho

Morar sozinho(a) é um sonho para muitas pessoas, o desejo de ter um cantinho próprio, decorado do seu jeito. Uma pesquisa realizada pelo Zap Imóveis aponta que 62% dos brasileiros nascidos entre 1985 e 2000 que são solteiros(as),  desejam morar sozinhos(as) ou dividir aluguel com outra pessoa. Muitos desejam sair da casa dos pais e almejam os prazeres de morar sozinho(a).

Ao morar sozinho(a) pela primeira vez, além da satisfação de ter o ambiente decorado da sua forma, também há riscos para ficar de olho, como, por exemplo, as despesas.

É necessário planejamento para não ficar apertado no final do mês. Por isso, separamos três dicas super importantes para quem está planejando morar sozinho(a).

Coloque no papel todos os custos

Dicas para quem deseja morar sozinho.

Antes de morar sozinho(a), é necessário planejar, ter certeza de que você conseguirá cobrir todos os custos, como, por exemplo, aluguel, luz, água, internet, mercado e etc. O planejamento envolve fazer uma estimativa de quanto você gastaria com esses itens essenciais, e se eles cabem em seu orçamento.

Após fazer a lista de todos os itens essenciais, chegou a hora de fazer a lista de móveis nos quais você precisará. Muitos móveis podem custar mais do que imaginávamos, por isso, é preciso balancear o que será necessário adaptar em seu orçamento para reduzir gastos, ou seja, abrir mão de alguns confortos para realizar o sonho de morar sozinho(a).

Economize dinheiro

Quando se sai da casa dos pais para morar sozinho(a) pela primeira vez, é normal querer tudo do nosso jeito, decoração, disposição dos móveis, cores e etc. Mas é importante saber também que não é preciso pagar caro para ter uma decoração que é a sua cara!

Há muitas decorações bonitas e econômicas para tornar seu novo lar moderno e aconchegante. Reutilizar paletes para fazer lindas estantes, armários ou até mesmo um belo jardim é uma forma alternativa de criar e decorar, economizando dinheiro com móveis que podem estar fora do seu orçamento.

É importante lembrar também que gostos mudam, não compre mais do que seu orçamento permite, pois você poderá acabar se desfazendo dos objetos adquiridos caso seu gosto mude. 

Tenha em mente o que é essencial comprar primeiro. Separamos algumas dicas de móveis necessários para a mudança e outros que podem esperar um tempo. 

  • Móveis necessários: colchão, geladeira, fogão, pratos, copos e panelas;
  • Móveis para depois: sofá, tapete, artes.

Planejamento financeiro

Dicas importantes para quem está planejando morar sozinho(a).

Antes de morar sozinho, é importante simular os gastos iniciais e fixos, mas também é necessário ter em mente que imprevistos e gastos eventuais podem acontecer, como manutenções na casa, consertos e etc, e para isso, é necessário economizar uma parte do dinheiro para emergências como essas.

Não se desespere se ficar apertado ao morar sozinho pela primeira vez, mas lembre-se de deixar uma reserva financeira para não ficar com o saldo negativo em meio a emergências. Por isso, guarde parte do seu salário todo mês, mesmo que seja pouco, para ficar tranquilo quando os apertos vierem.

Aproveite esse momento!

Morar sozinho(a) é uma experiência que será única para você, não se esqueça de aproveitar essa sensação também. Escolha um lar que combine com as suas necessidades!

E não se esqueça, ao procurar pelo seu primeiro imóvel entre em contato com a Imobiliária Rio Branco para realizar seu sonho! 

13.04.2021

Postado em Dicas

Nenhum Comentário

Dê sua opinião!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *