Saiba como usar o FGTS para comprar o seu imóvel

26/02/2021
2117 visualizações
Compra e venda

Você sabia que é possível utilizar o FGTS para comprar o seu imóvel? Pois é, a compra da casa própria é o objetivo de muita gente e pode ser realizada de forma mais fácil. Para isso, é preciso de organização e planejamento, mas o seu FGTS pode ser um aliado e dar uma força para a conquista desse sonho.

Caso você não saiba, o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Trabalho) é um direito de todo trabalhador contratado pelo regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), equivale a 8% do salário mensal que é depositado pelo empregador mensalmente em uma conta vinculada ao fundo. Esse dinheiro pode ser resgatado em algumas situações específicas, sendo uma delas a compra da sua moradia. Agora, vamos te explicar como isso funciona.

Quando posso usar o FGTS para comprar um imóvel?

Dicas de como usar o FGTS para comprar o seu imóvel

Antes de escolher a propriedade, deve-se saber tudo que precisa para comprar um imóvel e garantir um bom negócio. Isso é muito importante, principalmente para quem for comprar o seu primeiro imóvel. Quando tudo estiver correto, verifique se seu FGTS está disponível para uso. Para isso, os seguintes requisitos devem ser cumpridos:

  • Ter no mínimo três anos de carteira assinada. Esse período não precisa ser contínuo, nem na mesma empresa.
  • Não ter financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) em nenhuma parte do país.
  • Não ser proprietário de imóvel residencial na cidade onde pretende comprar o novo.
  • Trabalhar ou morar na cidade onde fica o imóvel que pretende comprar.
  • Na data que pedir para usar o saldo do FGTS, as prestações do seu financiamento precisam estar em dia.

Como utilizar o FGTS?

Saiba como usar o FGTS para comprar o seu imóvel

O seu saldo do FGTS pode ser usado de três formas, sendo a primeira para comprar ou construir. Você paga por uma parte ou o valor total do imóvel. Já a segunda forma é para amortizar ou liquidar dívidas, tendo como opção de quitar parcialmente ou por completo a dívida, uma vez que o contrato seja do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Por último, você pode optar por pagar parte do valor das prestações, sendo que esse saldo pode diminuir até 80% do valor das prestações em 12 meses seguidos, caso o contrato seja do SFH.

Mas não é só isso, existem algumas proibições sobre o FGTS, como por exemplo compra de imóvel comercial, reforma ou ampliação de um imóvel, comprar terrenos sem construção ao mesmo tempo, comprar material de construção ou imóveis residenciais para outras pessoas, inclusive dependentes ou familiares.

Quais imóveis eu posso comprar?

Dicas para comprar o seu imóvel

Quanto a escolha entre uma casa ou apartamento para morar, ela é sua e não tem problema algum. A obrigatoriedade é que sejam somente os imóveis financiados pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Eles também devem estar dentro de um limite de valor redefinido periodicamente. 

Para encontrar a sua casa dos sonhos e dar início a este novo momento, conte com a imobiliária Rio Branco. Entre em contato agora mesmo e saiba mais!

COMPARTILHE NAS REDES

Deixe seu comentário

Comentários

Usuario 02

Descrição lorem ipsum do advogado 01 lorem lorem ipsum

Leia também