Saiba como funciona o consórcio imobiliário

08/03/2021
2243 visualizações
Mercado Imobiliário

Existem diversas formas de realizar o sonho da casa própria e uma delas é o consórcio imobiliário. Basicamente, ele é formado por um grupo de pessoas interessadas em comprar o mesmo tipo de bem com intuito de arrecadar uma determinada quantia durante um período de tempo. Desse jeito, um integrante por mês é contemplado com uma carta de crédito para comprar o bem desejado.

Conseguiu entender? Então vamos detalhar para você aqui embaixo, confira!

Como funciona o consórcio imobiliário?

Consórcio Imobiliário

O consórcio funciona por meio da compra de uma cota junto a uma administradora. Após adquirir a sua parte, você estará em um grupo de pessoas com o mesmo interesse, investir em imóveis. Existem variantes, como adquirir terreno ou até para reformas, mas sempre no mesmo segmento. É muito importante saber dessas coisas, principalmente para quem deseja comprar o seu primeiro imóvel

Após a formação do grupo, os integrantes contribuem com uma quantia, que é determinada de acordo com o valor do crédito. Até o fim do consórcio, todos os meses um participante pelo menos será contemplado e receberá da administradora o valor necessário para investir no seu imóvel. 

Vale lembrar que o consórcio é um investimento a longo prazo, então alguns participantes serão contemplados apenas no fim dele, algo entre 10 e 15 anos. Por isso, deve ser analisada a sua situação atual e necessidade do imóvel. Mas não se preocupe, aproveite este tempo para pesquisar e ficar por dentro de tudo que você precisa saber para comprar um imóvel e garantir um bom negócio. Caso tenha sorte, pode ser contemplado logo no começo e já realizar o seu sonho. 

Escolha dos contemplados 

Os participantes do consórcio podem escolher entre duas opções de contemplação: por sorteio ou lance. A primeira dá chances mais igualitárias a todos com pagamento em dia e a quantidade de sorteados depende da administradora. Já o lance vai para o contemplado que oferecer o maior volume de crédito. Caso não seja o vencedor, não precisará pagar o que ofertou e pode utilizar dele no próximo mês com um novo lance.

Quais são as vantagens do consórcio imobiliário?

Vantagens - Consórcio Imobiliário

Pode parecer complexo, mas o consórcio é uma ótima opção para quem não tem pressa e quer comprar um imóvel. Suas principais vantagens são:

  • Sem cobrança de juros;
  • Sem entrada;
  • Menos burocracia;
  • Liberdade para usar o crédito.

Além disso, você pode optar por usar o FGTS para comprar o seu imóvel, utilizando o saldo do fundo de garantia para dar lances, amortizar ou ainda quitar as parcelas restantes. Quer saber agora em qual imóvel investir? Entre em contato com a Imobiliária Rio Branco e encontre a casa dos seus sonhos.

COMPARTILHE NAS REDES

Deixe seu comentário

Comentários

Usuario 02

Descrição lorem ipsum do advogado 01 lorem lorem ipsum

Leia também